Nivaldo Thierry

Com apenas 28 anos de idade tem já um percurso marcante no mundo da moda.

Estreou-se no MFW em Dezembro de 2009, tendo iniciado na categoria Young Designers. Em Julho de 2014, participou na Riccione Moda Itália ao abrigo da parceria entre o MFW e a CNA/Federmoda.

O dinamismo de Nivaldo é notório ao longo destes anos, avançando com a sua participação em eventos da mesma categoria, a partir de 2011 no Angola Fashion Week, e em 2017 estreia-se  em mais dois países, Paris e Windhoek. Este ano, pela primeira vez, integra a sua participação em  Dakar, Benguela e Macau.

Mas, a sua ambição não fica por aqui, tendo ainda participado em outros eventos ligados à área da moda, Moda Solidária Angola a partir de 2010, Angola International Show a partir de 2014, Lisboa Design Show a partir de 2015, Mozambique Fashion Show em 2016 e o Fashion meets Music no Lesotho em 2017.

“Um Passo à Frente” descreve este Jovem” lutador” que, para além de participar em desfiles, em 2013 expõe pela primeira vez no Fashion Business Mozambique, e no decorrer deste ano já abraçou a FACIM em Moçambique, a Durban Fashion Fair , e a Feira Internacional de Lisboa, em Portugal.

Nivaldo Thierry vai apresentar a sua mais recente colecção no dia 06 de Dezembro, no Desfile de Estilistas Estabelecidos.

 

foto Simon Deiner-SDR Photos 

 

Omar Adelino

Estilista de 26 anos,  que participa no Mozambique Fashion Week desde 2012.

Iniciou na categoria School, e em 2013 passou à categoria Young Designers, seguindo-se a de Estabelecidos desde 2016. No âmbito da Internacionalização, participou na  Riccione Moda Itália em 2014 e Portugal Fashion em 2016, parcerias levadas a cabo pelo MFW com eventos da mesma categoria.

Omar vai mais longe, e começa a participar também em outros eventos ligados à moda, participando no Fashion Love Maputo e no Fashion Business Mozambique em 2013 e 2014, em 2014 participa ainda num desfile único e mediático da Toyota de Moçambique. No ano 2017 avança a sua participação para o África Fashion Vibe, na África do Sul e para o Angola International Fashion Show, e Moda Lisboa, que conta este ano com a sua 2ª participação.

Tendo já avançado para exposições, em 2014 participou na Feira da Mulher e Criança e na Feira Internacional do Turismo na FACIM, em Moçambique e em Junho do mesmo ano participou na “Sewing and Batik Processing” no Ministério da Indústria da República da Indonésia. Este jovem criador ganhou o prémio de Melhor Estilista Young Designer  em 2015, e teve uma participação activa nos concursos challenge que decorrem desde 2013 na nossa semana da moda, tendo ganho o prémio CORE em 2 edições, TV Cabo em 2014 e Amarula em 2015. Em 2016 arrecadou o prémio de Melhor Estilista. Fazendo “Jus” ao seu talento, começou a vestir figuras conhecidas do mundo da música, televisão e entretenimento, Neyma Alfredo, Yuri da Cunha, DJ Walgee e Mário Martim, entre outros.

Omar Adelino vai apresentar a sua mais recente colecção no dia 06 de Dezembro, no Desfile de Estilistas Estabelecidos.

foto Simon Deiner-SDR Photos 

Pinto Musica

O seu percurso no  MFW remonta a 2011 na categoria Young Designers, passando à categoria Estabelecidos em 2014, mantendo activa a sua participação anual no Evento. 

Participou na Riccione Moda Itália ao abrigo da parceria entre o MFW e a CNA/Federmoda em Julho de 2016.

Ainda em 2013 fez parte da Amostra Nacional de Jovens Criadores de Moçambique, onde arrecadou o prémio, e vai ao Brasil representar Moçambique na Categoria de Moda na Bienal de Jovens Criadores de CPLP, que decorreu na cidade de Salvador da Baia.

Em 2014, ano que passa a enquadrar a categoria de Estilista Estabelecido no Vodacom MFW, é nomeado e vence o prémio na categoria Estilista Revelação, no Moçambique Fashion Business/ Moçambique Fashion Awards.

Com uma veia artística notória, mas também empreendedora, abre o seu próprio Atelier ao público em 2015.

Além fronteiras, apostou no Brasil, onde integrou o Desfile Beleza Negra que decorreu em Brasília em 2017; e na África do Sul, no Maboneng Fashion Week, contando já com 2 participações, 2017 e 2018.

Fruto do seu grande esforço, o seu mérito foi também reconhecido ao ser convidado a vestir o apresentador do reality show Big Brother Angola-Moçambique.

Pinto Música vai apresentar a sua mais recente colecção no dia 06 de Dezembro, no Desfile de Estilistas Estabelecidos.

foto Simon Deiner-SDR Photos 

 

Mauro Magumeto

Natural de Maputo, Mauro Magumeto deu os primeiros passos no mundo da moda em 2003, e em 2004 o que era considerado um “hobbie” passa a ser a sua atividade principal.

A sua presença no Mozambique Fashion Week teve início em Dezembro de 2010.

Marcou presença em exposições de roupa, tendo participado na Exposição Fortaleza Maputo em 2008 e Expo Made in Mozambique, e na FACIM em 2012.

Tem como objetivo aprofundar os seus conhecimentos como Designer de moda e apostar na sua marca com pontos de venda ao público.

Mauro Magumeto vai apresentar a sua mais recente colecção no dia 06 de Dezembro, no Desfile de Estilistas Estabelecidos.

foto Simon Deiner-SDR Photos 

 

Shaazia Adam

Shaazia Adam é uma fashion designer que percebeu a sua paixão pela moda, design e tecidos aos 12 anos. Nasceu em Maputo e tem 28 anos. A Fashion Designer estudou na Escola Internacional de Maputo e foi em Londres que se formou em moda, numa das escolas de moda mais prestigiadas do mundo, o Istituto Marangoni. Depois de lançar a sua marca em 2007, a jovem designer participou pela primeira vez, no Mozambique Fashion Week como young designer”, mas foi em 2009 que consolidou o seu estatuto, e foi então que decidiu rumar a Londres, para tornar realidade o seu sonho. Em terras britânicas conquistou a distinção de “best portfolio of Fashion Design no Istituto Marangoni London Campus 2013”. Teve também a oportunidade de estagiar no prestigiado maison de Alexander McQeen. Em Novembro de 2015, a criadora abriu a sua primeira loja em Maputo, dedicada a pronto a vestir, mantendo assim a sua presença em palcos de moda, como é o caso do Mozambique Fashion Week. Shaazia já levou a sua marca a alguns palcos de moda fora do seu país – Portugal Fashion, Riccione Moda Itália e Plitz New York fashion Week.” 

Para além de Atelier próprio cito na cidade de Maputo, Shaazia aposta agora na internacionalização da sua marca. Organizou um desfile a solo , que decorreu no passado mês de Agosto no Jardim das Acácias, onde apresentou a sua coleção “Liberation”, marcou presença também pela primeira vez no South Africa Fashion Week, que decorreu no passado mês de Outubro, onde desfilou e expôs a sua Colecção de momento já disponível aos “buyers” tentando assim alargar a presença de peças da sua autoria em pontos de venda na África do Sul.

Shaazia Adam vai apresentar a sua mais recente colecção no dia 07 de Dezembro, no Desfile de Marcas.

foto Simon Deiner-SDR Photos