Jay The Seeress

Jamaíla Hafura Brites Calú, nascida a 27 de abril de 1998 na Cidade de Maputo, de nacionalidade moçambicana. Estudante da Universidade Eduardo Mondlane, frequentando o curso de Antropologia, do Departamento de Arqueologia e Antropologia da Faculdade de Letras e Ciências Sociais.
Desde sempre gostei do mundo da arte e da cultura. Procuro expressar-me artisticamente de diversas formas. Vejo a arte como um meio de comunicar e cada ramo artístico como uma linguagem.
Entre a escrita, o desenho e a pintura e outras atividades que pratico está a moda. Desde nova, as passarelas assim como a moda de rua e o estilo natural de cada um me encantam. Para mim a moda é definitivamente um veículo para expressão individual.
Eu comecei a trabalhar em projetos de moda no ano de 2020. Como já desenhava, decidi criar a minha própria marca, começando por aproveitar as minhas obras anteriores, no ramo do desenho e da pintura, para produzir camisetas estampadas. Contei também com as habilidades desenvolvidas desde os 13 anos de idade, para o artesanato criando designs de bijuteria.
A partir daí percebi que podia me desafiar e fazer mais, foi através desse sonho que decidi participar pela 1ª vez no MFW 2020.
Apresentando a coleção “The Seeress”, em referência ao meu nome artístico, que significa aquela que vê, vidente ou visionária. Esta coleção teve como conceito a reciclagem, foram usadas várias peças de roupa, desconstruídas para a realização de novas peças. A colecção visava transmitir a minha jornada pessoal, com as rupturas, desconstruções e reconstruções que tive de ultrapassar para que me tornasse quem sou.
Eu desejo expandir e crescer no mundo da arte e da cultura, desenvolver novas habilidades e canalizar os conhecimentos adquiridos a partir desta forma de expressão que é a moda. O slogan da minha marca em construção é “Show of your mentality” que significa vista e demonstra a sua mentalidade, e é isso que pretendo com a moda.
Eu inspiro-me bastante em designers moçambicanos pela criatividade ao superar as barreiras que a moda apresenta em Moçambique. E inspiro-me nas ideias mais ousadas, aquelas que de alguma maneira rompem com a formalidade absoluta, para criar uma fusão do formal e da informalidade.
Uma frase que me identifica, é “Sê tu própria e seja com Deus”, que significa que temos que procurar dentro de nós a manifestação mais genuína e divina da nossa existência e praticá-la para que nos aproximemos mais dela. E é Deus que permite isso, porque ele guia-nos para alcançarmos o nosso potencial aquilo que planejou para nós. Pois ele é o companheiro mais fiel da jornada pessoal para a construção do eu mais elevado.
O que trago para MFW 2021, é a 23&23 Collection by Jay, The Seeress, a propósito da mensagem que deixo ficar, é uma celebração à vida, e trago cor, para celebrar essa vivacidade e renascença, trago também a aquela ruptura com a formalidade absoluta que gosto de criar.

wpChatIcon