Uma semana de moda, cultura e diversidade foi o que se viu durante o evento MFW, que aconteceu de 07 a 11 de Dezembro de 2021. Um dos pontos mais altos do MFW é a eleição do melhor Young Designer. Foram ao todo 39 estilistas que apresentaram suas criações como Young Designer – Categoria que privilegia as criações de jovens estilistas com menos de 3 anos de carreira. Além de uma máquina de costura, o prémio inclui formação profissional em corte e costura para o vencedor. Mais do que promover a indústria, a competição valoriza a diversidade.

Fahed Gaspar melhor Young Designer do MFW

O jovem estilista Fahed Gaspar foi quem levou o galardão de melhor estilista Young Designer. Nascido em Pemba, Cabo Delgado, ele descobriu a paixão pela moda e desenhou metade dos vestidos das colegas para o baile de formatura. Em 2019, participou e venceu o Green is The New Black, um concurso de moda sustentável promovido pela embaixada britânica. Na edição deste ano do MFW exibiu a sua primeira colecção com o nome “Marrove”, na qual reflecte alguns traços das suas raízes de Cabo Delgado, mesclando as várias experiências que o tornam o que ele é hoje.

Mais do que popularidade e notoriedade, o estilista Fahed acaba de ganhar reconhecimento e um impulso notável para o desenvolvimento da sua carreira como designer.

A Plataforma MFW tem capacidade de elevar os estilistas e as marcas
participantes. Um exemplo são os estilistas Omar Adelino e Nivaldo Thierry
premiados em 2015 e 2016 respectivamente, que são responsáveis por marcas de
maior relevância no mercado da moda de Moçambique.

Veja aqui as fotos dos desfiles

wpChatIcon