MFW YOUNG DESIGNERS
O futuro da moda moçambicana começa aqui.
O MFW Young Designers é uma plataforma que revela e impulsiona os novos talentos da moda nacional, transformando criatividade em oportunidade.
O futuro da moda está nas mãos dos jovens criativos. A pensar nisso, o Mozambique Fashion Week criou um segmento direcionado para a camada juvenil, designado “MFW Young Designers”. Uma plataforma que surge da necessidade de um espaço personalizado, que destaque e dê a devida visibilidade aos novos talentos da moda Moçambicana, com o objectivo de desenvolver e promover a indústria da moda criativa no país, não somente como uma arte, mas como um veículo de oportunidade de negócio e reconhecimento dos young designers emergentes no cenário da moda nacional.
A sua edição de estreia foi realizada no dia 19 do mês de Setembro de 2023, no Baía Mall. O evento surgiu como um torneio criativo, onde novos talentos no sector da moda concorreram ao prémio de uma máquina de costura profissional da Bernina Moz, curso profissional de corte e costura, e uma passagem automática para o evento principal do MFW, daquele ano. Movidos pelo desejo de crescer profissionalmente e ganhar destaque na cena da moda, vários jovens estilistas em início de carreira abraçaram a grande oportunidade de mostrar o seu potencial e participaram ativamente do evento.
Sob o lema “Revelar novos talentos e mostrar que a juventude moçambicana é criativa, inovadora e capaz de transformar a sociedade através da moda”, a primeira edição do MFW Young Designers contou com a participação de jovens talentosas, entre elas: Marlu, Jotta Woman, Crochets Atelier, Carma Uaciquete, Treicy Crochê, Lhoyasse Crochê, Tayce Design, Sara gravata, Anaclécia Manhiça, Ntazamo Classical, Komcapu Tsanga.
Após uma seleção criteriosa das coleções, destacaram-se como as Best Young Designers 2024: Hazra, Tsanga, Neide Macuacua e Lhoyasse Crochê.
Em 2025, os portões do Baía Mall foram novamente abertos, no dia 19 de Setembro, para acolher a segunda edição do MFW Young designers e testemunhar o nascimento de mais estilistas moçambicanos, objetivando fomentar a inovação, a criatividade e a promoção da indústria da moda no nosso país.
Na sua segunda edição, o MFW Young designers contou com apresentações de coleções das designers: Reste Beau, Elisa Bazima, LB Queen, Loyche, Kcrochê Moz, Chellier Atelier e Alcina Penicela. Reconhecendo a individualidade e a criatividade de cada designer, os júris consagraram como as duas Best Young Designers 2025 as estilistas Chellier e Alcina Penicela, as quais levaram para casa uma máquina de costura da bernina Moz e o acesso automático para participar do MFW 2025, que neste ano celebra o seu vigésimo aniversário.
