BLOG MFW
HISTÓRIAS, TENDÊNCIAS E INSPIRAÇÃO DO MUNDO DA MODA

Saúde
•
28 Janeiro, 2026
CUIDADOS A TER COM A PELE
A pele é o maior órgão do corpo humano e cada pessoa tem um tipo de pele específico: normal, oleosa, seca ou sensível. Cada tipo tem características e necessidades próprias. Cuidar bem da pele é essencial para prevenir o envelhecimento precoce e diversas doenças dermatológicas. É frequente falar-se de cuidados com a pele apenas a partir de produtos, caseiros ou industriais. Algumas receitas caseiras podem, de facto, trazer resultados visíveis. Já o uso prolongado de cremes clareadores e outros produtos químicos agressivos tende a danificar qualquer tipo de pele, mesmo quando o efeito inicial parece positivo.

Moda
•
26 Janeiro, 2026
MODA PARA TODOS TIPOS DE CORPOS
A moda está cada vez mais inclusiva. Existem, hoje, peças e tendências para todas as idades e para todos os formatos de corpo. Ainda assim, nem tudo o que assenta bem em diferentes manequins ficará, necessariamente, bem em cada pessoa. Por isso, conhecer o seu tipo de corpo é essencial para escolher roupas que valorizem o tronco e reforcem a sua confiança.

História
•
24 Janeiro, 2026
DANDISMO NEGRO: MODA COMO RESISTÊNCIA E AFIRMAÇÃO DE IDENTIDADE
O dandismo negro foi um movimento que surgiu entre os séculos XVIII e XIX, na Europa e nos Estados Unidos da América, como forma de resistência à escravatura e à opressão visual e têxtil, bem como de afirmação da identidade africana. Em várias regiões dos Estados Unidos, a lei definia ao detalhe que tipo de roupa as pessoas escravizadas podiam usar, proibindo-as de vestir qualquer peça que sugerisse estatuto social elevado. Os negros eram obrigados a usar tecidos baratos, em cores neutras ou amareladas.

Moda
•
22 Janeiro, 2026
MODA COMO TRADIÇÃO, INOVAÇÃO E IDENTIDADE
A moda em Moçambique tem vindo a afirmar-se como uma poderosa forma de expressão cultural, criatividade e identidade nacional. Muito mais do que roupa, a moda moçambicana conta histórias, preserva tradições e projeta o país para o mundo através do talento dos seus estilistas. Nos últimos anos, criadores nacionais têm conquistado espaço em passarelles, eventos culturais e plataformas digitais, mostrando que a moda é também uma indústria com enorme potencial económico e artístico.

Moda
•
20 Janeiro, 2026
O VERDADEIRO LUXO É EXISTIR SEM PEDIR PERMISSÃO
A moda em Moçambique tem vindo a afirmar-se como uma poderosa forma de expressão cultural, criatividade e identidade nacional. Muito mais do que roupa, a moda moçambicana conta histórias, preserva tradições e projeta o país para o mundo através do talento dos seus estilistas. Nos últimos anos, criadores nacionais têm conquistado espaço em passarelles, eventos culturais e plataformas digitais, mostrando que a moda é também uma indústria com enorme potencial económico e artístico.

Moda
•
18 Janeiro, 2026
A MODA, DA ESTÉTICA À TECNOLOGIA
A moda deixou de ser apenas uma questão estética, mas tornou-se também uma questão tecnológica. A tecnologia tem vindo a transformar de forma profunda a indústria têxtil, desde os processos de produção até à forma como as colecções são concebidas, apresentadas e consumidas no mercado global.Um exemplo claro desta mudança é o recurso à inteligência artificial no design, que torna a indústria mais eficaz, eficiente, criativa e sustentável. Ainda assim, o uso excessivo destas ferramentas pode fragilizá-la, seja pelo risco de substituição de mão-de-obra no desenho e na criação de peças, seja pela dependência excessiva por parte dos estilistas que recorrem a estas soluções.

Educação
•
16 Janeiro, 2026
A EDUCAÇÃO COMO UM PILAR DE IDENTIDADE E DESENVOLVIMENTO
A educação e a cultura devem caminhar juntas na construção da identidade moçambicana. Num país marcado pela diversidade étnica, linguística e histórica, estas duas áreas desempenham um papel fundamental na preservação das tradições, mas também na formação de cidadãos conscientes, críticos e preparados para os desafios do presente e do futuro.

Eventos
•
14 Janeiro, 2026
MFW 2025 – A HISTÓRIA DE UMA REVOLUÇÃO
A 20.ª edição do Mozambique Fashion Week (MFW), realizada em Maputo, no Centro Cultural Moçambique-China, de 1 a 6 de Dezembro, celebrou a história, a cultura, a criatividade e, de forma muito clara, a inovação.Com o lema “A história de uma revolução”, o evento foi além dos desfiles e da passerelle, afirmando-se como catalisador de transformação: converteu cultura em activo económico, gerou oportunidades e deu visibilidade a diversos talentos e protagonistas da moda moçambicana.

Eventos
•
12 Janeiro, 2026
UMA VIAGEM PELOS 20 ANOS DO MFW
A mais recente edição da Revista Xonguila (Ed. 87 – Dezembro/Janeiro 2026) colocou o Mozambique Fashion Week (MFW) no centro da sua narrativa editorial, reconhecendo o percurso, o impacto e a importância estratégica desta plataforma para a cultura e para a economia criativa moçambicana. Num número dedicado a distinguir projectos, pessoas e instituições que moldam o País, a Xonguila reservou uma ampla reportagem aos 20 anos do MFW, revisitando a origem do evento, os desafios enfrentados e a forma como evoluiu de um ciclo de desfiles para um movimento cultural, social e económico. Ao longo das páginas, a revista sublinha o papel visionário do fundador, Vasco Rocha, e a capacidade do MFW de criar oportunidades num contexto marcado por escassez de recursos, mas rico em talento.

